content here is the anonymously transparent proxied version of ecb.europa.eu   X
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

O euro

O euro aproxima‑nos

Em 1 de janeiro de 1999, 11 países da União Europeia (UE) fixaram as suas taxas de câmbio, adotaram uma política monetária partilhada sob a responsabilidade do BCE e lançaram uma nova moeda comum: o euro. Este começou por ser uma moeda eletrónica, utilizada nos mercados financeiros e em pagamentos escriturais. As notas e moedas de euro entraram em circulação e chegaram às nossas carteiras três anos depois.

Atualmente, o euro é a moeda de 19 países da UE e de mais de 340 milhões de cidadãos europeus. É uma das moedas mais importantes do mundo e o BCE é responsável por salvaguardar o seu valor.

As notas e moedas do euro são uma recordação diária e tangível da liberdade, da conveniência e das oportunidades proporcionadas pela UE.

Estratégia do Eurosistema em termos de numerário

Para que seja possível continuar a escolher o numerário como meio de pagamento, tanto agora como no futuro, o BCE e os bancos centrais da área do euro prosseguem cinco objetivos estratégicos. A nossa estratégia garante que o numerário permanece acessível a todos e continua a ser aceite como meio de pagamento competitivo e fiável e como reserva de valor.

Os nossos objetivos estratégicos em termos de numerário

Porque é importante o numerário?

Embora as pessoas realizem mais pagamentos digitais, o numerário permanece indispensável e desempenha um papel importante. É a única forma de moeda que pode ser detida e utilizada diretamente por todos. Proporciona autonomia, privacidade e inclusão social, sendo menos vulnerável à cibercriminalidade e à fraude. Além disso, como se trata de moeda do banco central, beneficia de proteção.

Saiba mais sobre o papel do numerário

Como é que as pessoas na área do euro preferem efetuar pagamentos?

Solicitámos a 65 mil cidadãos da área do euro que, durante um ano, registassem numa agenda com entradas diárias o modo como efetuavam pagamentos. As conclusões do estudo revelaram informação importante sobre os meios de pagamento que as pessoas preferem utilizar e a importância do numerário no mundo digital de hoje.

Leia as conclusões do estudo

Juntos somos mais fortes

O euro facilita as nossas vidas, ao tornar mais fácil fazer negócios, viajar, estudar, viver e trabalhar no estrangeiro. No BCE, trabalhamos para um futuro em que o euro contribui ainda mais para o seu bem‑estar.

Presidente Christine Lagarde: o que o euro representa

Como é que o euro ajuda os cidadãos europeus a fazer negócios?

As pequenas e médias empresas constituem a coluna vertebral da economia da área do euro. Fique a saber como a moeda única beneficia empresários e proprietários de pequenas empresas.

Veja o vídeo

Notas seguras e duradouras

Investimos na investigação de novas tecnologias para tornar as notas mais seguras e resistentes ao uso. Entre 2013 e 2019, lançámos uma segunda série de notas de euro – a série “Europa” – com elementos de segurança inovadores.

Explore as notas de euro em 3D

A série “Europa” está concluída

As novas notas de 100 e 200 euros entraram em circulação em maio de 2019, constituindo as últimas denominações da série “Europa” a ser emitidas. As notas desta série são mais duráveis e incluem elementos de segurança novos.

Explore as notas de euro em 3D
PROFISSIONAIS QUE OPERAM COM NUMERÁRIO
Opera profissionalmente com numerário num banco comercial, numa estação de correios ou em outra organização?
MAIS SOBRE O EURO

Leia sobre temas relacionados com as notas de euro

Dados sobre a circulação de notas

Acompanhamos de perto a circulação e a procura de notas de euro, com vista a que tenha sempre acesso a notas de euro.

Estatísticas da circulação de notas e moedas

Papel internacional do euro

O euro é uma das moedas mais importantes do mundo. Estamos atentos e publicamos relatórios sobre a utilização do euro fora da área do euro.

Leia o nosso relatório mais recente
NÃO É ESPECIALISTA? VEJA A NOSSA NOTA EXPLICATIVA
SAIBA MAIS
Como adere um país à área do euro?

Todas as páginas desta secção