content here is the anonymously transparent proxied version of ecb.europa.eu   X
European Central Bank - eurosystem
Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Euro digital

Um euro digital proporcionaria uma âncora de estabilidade para a nossa moeda na era digital.

Estamos a trabalhar com os bancos centrais nacionais da área do euro para investigar a introdução, ou não, de um euro digital. Seria uma moeda digital do banco central, um equivalente eletrónico ao numerário. Além disso, complementaria as notas e moedas, dando às pessoas uma opção adicional de pagamento.

O que precisa de saber

O que seria?

Um euro digital proporcionaria um meio de pagamento eletrónico que qualquer pessoa poderia utilizar na área do euro. Seria seguro e fácil de utilizar, tal como o numerário atualmente. Como moeda do banco central emitida pelo BCE, seria diferente da designada “moeda escritural” ou “moeda privada”, mas também possibilitaria a utilização de um cartão ou de uma aplicação de telemóvel para pagar em euros digitais.

Um euro digital e a importância da moeda do banco central
Por que razão poderemos precisar de um euro digital?

Estamos a considerar lançar uma moeda digital do banco central na Europa para responder à crescente procura de pagamentos eletrónicos seguros e fiáveis. A emissão de moeda digital pelo banco central proporcionaria uma âncora de estabilidade para os sistemas de pagamentos e monetários. Um euro digital reforçaria também a soberania monetária da área do euro e promoveria a concorrência e a eficiência no setor de pagamentos europeu.

Principais objetivos e considerações sobre a conceção
Quais seriam as vantagens e os desafios?

Como ainda estamos numa fase de investigação, não dispomos de todos os pormenores da proposta final. Contudo, já refletimos bastante sobre o conceito de um euro digital e os seus prós e contras. O mais evidente é que um euro digital deve ser acessível, sólido, seguro, eficiente e estar em conformidade com a lei, sendo também necessário garantir o máximo de privacidade.

Relatório sobre um euro digital
Qual o ponto da situação?

Com a duração de cerca de dois anos, a atual fase de investigação começou em outubro de 2021 e termina em outubro de 2023. Estamos a analisar como um euro digital poderia ser concebido e distribuído, bem como o impacto que teria no mercado. Só decidiremos depois se será dado início ao processo de desenvolvimento efetivo do mesmo.

Cronologia do projeto

Perguntas frequentes

Como é que um euro digital me ajudaria? Quão diferente seria um euro digital das criptomoedas estáveis e dos criptoativos? Um euro digital substituiria as notas e moedas de euro? Conheça a resposta a estas perguntas.

Trabalha neste domínio?

Cooperação com partes interessadas

Uma cooperação alargada com intervenientes no mercado, decisores de política e legisladores assegurará que um euro digital satisfaça as necessidades dos utilizadores. Por este motivo, estamos a lançar um conjunto de iniciativas para interagir com o maior número possível de partes interessadas.

Governação e partes interessadas
Documentos e experimentação

A fase de experimentação de um euro digital produziu extensa documentação e análises pormenorizadas do trabalho realizado. Consulte a nossa página sobre a matéria e leia sobre os temas que lhe interessam.

Para profissionais

Um euro digital em relação a...

... criptoativos

Um euro digital não seria uma criptomoeda, pois teria o apoio de um banco central. Os bancos centrais têm um mandato de manter o valor da moeda, independentemente da sua forma física ou digital. Os criptoativos não são garantidos, nem geridos, por uma instituição central. Quem detém criptomoedas não tem qualquer garantia de que possa trocá‑las por numerário quando necessitar.

O que é a Bitcoin?

... investimentos

Um euro digital deve ser utilizado principalmente como meio de pagamento e não como instrumento de investimento financeiro. Estamos a analisar cuidadosamente esta questão, a fim de evitar consequências negativas para o setor financeiro. O euro digital deve ser um bem público que beneficie o conjunto da economia e da sociedade.

Um euro digital e a evolução do sistema financeiro

... pagamentos pan‑europeus

A forma como realizamos pagamentos está a mudar em aspetos fundamentais e os bancos centrais desempenham um papel essencial no processo. Os pagamentos europeus têm de ser apoiados por um mercado competitivo e inovador, capaz de satisfazer as necessidades dos consumidores e, ao mesmo tempo, preservar a soberania europeia. Para o efeito, definimos uma estratégia de pagamentos abrangente para a era digital.

A nossa estratégia para os pagamentos de retalho

Podcast

Um euro digital ‒ O quê? Porquê? Quando? (parte 1)

Precisamos de um euro digital? Porquê exatamente? Que características teria? Como se diferenciaria de outros meios de pagamento? A nossa anfitriã Katie Ranger coloca estas questões a Evelien Witlox, especialista na matéria.

Podcast do BCE

Todas as páginas desta secção