- COMUNICADO
Quantidade de contrafações de notas de euro permanece reduzida em 2025
27 de fevereiro de 2026
- Em 2025, foram retiradas de circulação 444 mil notas de euro contrafeitas, o que constitui um dos níveis mais baixos de sempre face ao total de notas de euro em circulação.
- As notas de 20 e 50 euros são as mais contrafeitas, representando cerca de 80% das contrafações retiradas de circulação.
- As notas de euro continuam a ser um meio de pagamento seguro e de confiança.
- A autenticidade das notas de euro pode ser verificada através do método “tocar, observar e inclinar”.
- Em 2025, foram retiradas de circulação cerca de 444 mil notas de euro contrafeitas, o que representa uma descida de 20% em relação ao ano anterior. A probabilidade de se receber uma nota contrafeita é diminuta, dado que a quantidade de contrafações é muito reduzida em comparação com a quantidade de notas de euro genuínas em circulação. Em 2025, foram detetadas 14 notas de euro contrafeitas por milhão de notas genuínas em circulação, um dos níveis mais baixos de sempre desde o lançamento do euro (ver o gráfico).
Gráfico
Quantidade de notas de euro contrafeitas detetadas anualmente por milhão de notas genuínas em circulação

As denominações de 20 e 50 euros continuaram a ser as mais contrafeitas, representando, em conjunto, cerca de 80% do total (ver o quadro). 96,8% das notas contrafeitas foram detetadas em países da área do euro, enquanto 2,2% foram apreendidas em Estados-Membros da União Europeia não pertencentes à área do euro e 1,0% em outras partes do mundo.
Quadro
Desagregação das contrafações por denominação em 2025
Denominação | 5 euros | 10 euros | 20 euros | 50 euros | 100 euros | 200 euros | 500 euros |
Percentagem do total | 1,4 | 6,4 | 27,0 | 53,2 | 7,9 | 3,3 | 0,8 |
Os cidadãos não devem preocupar-se com a contrafação de notas, mas devem permanecer vigilantes. Na sua maioria, as contrafações são fáceis de detetar, porque não incorporam elementos de segurança ou incluem apenas imitações de má qualidade dos mesmos. As notas de euro podem ser verificadas através do método “tocar, observar e inclinar”, descrito nas páginas do sítio do BCE dedicadas aos elementos de segurança das notas de euros ou nos sítios dos bancos centrais nacionais da área do euro. O Eurosistema também ajuda os profissionais que operam com numerário, garantindo que as máquinas testadas com êxito para escolha e processamento de notas podem identificar com fiabilidade e retirar de circulação as contrafações.
Se receber uma nota suspeita, deve compará-la, lado a lado, com outra que saiba ser verdadeira. Caso as suas suspeitas se confirmem, contacte as autoridades policiais ou, dependendo da prática nacional, o banco central ou o seu próprio banco. O Eurosistema apoia ativamente as autoridades policiais no combate à contrafação de moeda.
Para resposta a perguntas dos meios de comunicação social, contactar Alessandro Speciale (tel.: +49 172 167 0791).
Banco Central Europeu
Direção-Geral de Comunicação
- Sonnemannstrasse 20
- 60314 Frankfurt am Main, Alemanha
- +49 69 1344 7455
- media@ecb.europa.eu
A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.
Contactos de imprensa