Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO

BCE lança concurso para o desenho das futuras notas de euro

15 de julho de 2025

  • São convidados a candidatar‑se, a partir de 15 de julho de 2025, desenhadores de toda a Europa.
  • A plataforma para a apresentação de candidaturas estará disponível até 18 de agosto de 2025.
  • A decisão do Conselho do BCE sobre o desenho final deverá ser tomada até ao fim de 2026, na sequência de um inquérito público.

O Banco Central Europeu (BCE) lançou hoje um concurso público para o desenho das futuras notas de euro – a próxima etapa do processo de redesenho das notas de euro. O Conselho do BCE já selecionou dois temas possíveis para as futuras notas de euro, após a consulta de especialistas e do público. Os dois temas são: “Cultura europeia”, que se centra em espaços culturais partilhados e personalidades europeias importantes; e “Rios e aves”, que realça a resiliência e a diversidade dos ecossistemas naturais da Europa. Em janeiro, o Conselho do BCE também selecionou motivos para ilustrar os dois temas possíveis.

O concurso de desenho, aberto a desenhadores gráficos residentes na União Europeia, visa identificar as melhores propostas de desenho para as futuras notas de euro. O concurso decorrerá em duas fases: uma fase de apresentação de candidaturas e uma fase de apresentação de propostas de desenho. Durante a fase de apresentação de candidaturas, os desenhadores têm de cumprir os requisitos específicos estabelecidos no anúncio do concurso. Os candidatos serão avaliados com base nas suas qualificações e realizações.

Os desenhadores selecionados serão convidados a participar na segunda fase e a apresentar as respetivas propostas de desenho. Um grupo de especialistas independentes – o júri do concurso para o desenho das notas – avaliará as propostas e selecionará até cinco por tema.

“O euro é mais do que uma moeda – simboliza a unidade e a diversidade europeias. Com este concurso, convidamos desenhadores de toda a Europa a moldar o futuro das nossas notas, de modo a refletir a nossa identidade cultural partilhada e o património natural”, afirmou Christine Lagarde, presidente do BCE.

Terminado o concurso, o público será convidado a apresentar as suas observações relativamente aos desenhos selecionados. O Conselho do BCE deverá decidir sobre o desenho final até ao fim de 2026. As novas notas entrarão em circulação alguns anos após esta decisão e o processo de produção subsequente. Para informações mais pormenorizadas sobre o concurso, consultar o sítio do BCE e o Jornal Oficial da União Europeia. Os desenhadores interessados em participar no concurso são convidados a apresentar a sua candidatura até às 12h00 (hora da Europa Central) de 18 de agosto.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Alessandro Speciale (tel.: +49 172 1670791) ou Benoit Deeg (tel.: +49 172 1683704).

Notas

  • O BCE e os bancos centrais nacionais da área do euro têm o dever de assegurar que as notas de euro permanecem um meio de pagamento inovador, seguro e eficiente. O desenvolvimento, com regularidade, de novas séries de notas é uma prática corrente de todos os bancos centrais. Num mundo em que as tecnologias de reprodução de notas evoluem rapidamente e em que os falsificadores conseguem aceder com facilidade a informação e materiais, é necessário emitir regularmente notas novas. Além das considerações de segurança, o BCE está empenhado em reduzir o impacto ambiental das notas de euro ao longo de todo o seu ciclo de vida, tornando‑as também mais significativas e inclusivas para europeus de todas as idades e origens, nomeadamente grupos vulneráveis, como pessoas cegas e amblíopes. Para mais pormenores, ver a página do sítio do BCE dedicada às futuras notas de euro.
  • O tema das notas de euro atualmente em circulação é “Épocas e estilos” e os motivos principais de cada nota são janelas, pórticos e pontes que ilustram os estilos arquitetónicos de vários períodos da história europeia. Para mais informações, ver a página do sítio do BCE dedicada aos elementos do desenho das notas de euro.
CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa