Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

Adesão da Eslovénia à área do euro

2 de Janeiro de 2007

Ontem, 1 de Janeiro de 2007, o euro foi introduzido na Eslovénia, que assim se tornou o décimo terceiro Estado-Membro da União Europeia (UE) a adoptar a moeda única e o primeiro dos novos Estados-Membros a aderir à União Económica e Monetária. O Banco Central Europeu (BCE) acolhe com agrado este novo alargamento da área do euro.

Como resultado da adopção do euro pela Eslovénia, o Banka Slovenije é agora membro de pleno direito do Eurosistema, com os mesmos direitos e obrigações que os 12 bancos centrais nacionais dos restantes Estados-Membros da UE que tinham adoptado o euro. Nos termos do Artigo 49.º dos Estatutos do Sistema Europeu de Bancos Centrais e do Banco Central Europeu, o Banka Slovenije realizou o pagamento do remanescente da sua contribuição para o capital do BCE. O Banka Slovenije transferiu também a sua contribuição para os activos de reserva do BCE.

A integração das instituições financeiras monetárias eslovenas no sistema bancário da área do euro em 1 de Janeiro de 2007 já foi levada em consideração na determinação das necessidades de liquidez da área do euro e na colocação de referência divulgadas em 27 e 28 de Dezembro de 2006. As contrapartes eslovenas do Eurosistema poderão participar pela primeira vez nas operações principais de refinanciamento do Eurosistema em 3 de Janeiro de 2007.

A lista de instituições financeiras monetárias localizadas na Eslovénia e sujeitas a reservas mínimas é publicada no site do BCE, como acontece com as listas dos restantes Estados-Membros que adoptaram o euro. A lista de activos localizados na Eslovénia e elegíveis como garantia para as operações de crédito do Eurosistema encontra-se também disponível no site do BCE.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa