Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

Inauguração oficial da nova sede do BCE

18 de março de 2015

EMBARGO

Embargo até às 12h00 (CET) de quarta-feira, 18 de março de 2015

O Banco Central Europeu (BCE) inaugurou hoje as suas novas instalações na área do Großmarkthalle (o antigo mercado abastecedor de fruta e produtos hortícolas de Frankfurt am Main), por ocasião das reuniões agendadas do Conselho do BCE e do Conselho Geral.

Mario Draghi, Presidente do BCE, referiu-se à nova sede como “um símbolo do melhor que a Europa pode alcançar em conjunto”, tendo muitas pessoas trabalhado incansavelmente para a tornar numa realidade O complexo de edifícios inclui um arranha-céus, onde se encontra a maioria dos escritórios, um edifício de entrada integrado no antigo pavilhão de mercado e vários edifícios periféricos. Nas palavras do Presidente Mario Draghi: “É uma referência para a cidade de Frankfurt e proporciona ao BCE uma impressionante sede nova para prosseguir o seu mandato”.

À alocução do Presidente seguiram-se os discursos de Tarek Al-Wazir, Ministro-Presidente Adjunto do Estado Federado de Hessen, e de Peter Feldmann, Presidente da Câmara de Frankfurt am Main. O ato de corte da fita de inauguração pelo Presidente Mario Draghi no Großmarkthalle contou com a presença de membros da Comissão Executiva, do Conselho do BCE, do Conselho Geral e do Conselho de Supervisão do Mecanismo Único de Supervisão, bem como do anterior Presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, e dos antigos membros da Comissão Executiva, Jörg Asmussen, Lorenzo Bini Smaghi, Lucas Papademos e Gertrude Tumpel-Gugerell.

Assistiram igualmente à cerimónia Wolf Prix, Diretor Executivo do gabinete de arquitetura vienense COOP HIMMELB(L)AU, Salomon Korn, Presidente da Comunidade Judaica de Frankfurt am Main, Konrad Elsässer, representante da Família Elsaesser, Petra Roth, ex-Presidente da Câmara de Frankfurt am Main, e Friedrich von Metzler, Cidadão Honorário de Frankfurt am Main.

É disponibilizada informação mais pormenorizada sobre as novas instalações do BCE, incluindo os textos dos discursos proferidos na cerimónia, nas páginas do sítio do BCE dedicadas à nova sede ( http://www.ecb.europa.eu/newpremises).

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Stefan Ruhkamp, (tel.: +49 69 1344 5057).

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa