Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

Iniciativa de Solidariedade do BCE

20 de agosto de 2012

No final de 2011, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu efetuar um donativo de 110 500 euros, a distribuir por várias instituições de solidariedade da área do euro, no contexto da sua iniciativa de solidariedade. O objetivo do BCE é apoiar instituições de solidariedade reconhecidas e respeitadas localizadas na área do euro, que atuem no âmbito social e humanitário e não associadas a qualquer organização política. As instituições de solidariedade foram selecionadas em colaboração com os 17 bancos centrais nacionais da área do euro à luz dos critérios referidos.

Em 2011, a iniciativa centrou-se em instituições ativas no domínio da integração social, educativa e cultural no espaço europeu, tendo o montante do donativo sido repartido em partes iguais pelas seguintes instituições:

Bélgica: Wheelit.be

Alemanha: Stiftung Polytechnische Gesellschaft

Estónia: Junior Achievement Eesti SA

Irlanda: Don Bosco Teenage Care Housing Association

Grécia: Ελληνικό Συμβούλιο για τους Πρόσφυγες (Greek Council for Refugees)

Espanha: Cooperación Internacional ONG

França: La Fondation de France

Itália: MUS-E Italia Onlus

Chipre: Λεβέντειο Δημοτικό Μουσείο Λευκωσίας (The Leventis Municipal Museum of Nicosia)

Luxemburgo: Autisme Luxembourg a.s.b.l.

Malta: Malta Emigrants Commission

Países Baixos: Europa Nostra

Áustria: Volkshilfe Österreich

Portugal: Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social

Eslovénia: Zveza prijateljev mladine Ljubljana Moste-Polje e Društvo Ključ

Eslováquia: Nadácia HELP

Finlândia: Irti Huumeista ry

O montante do donativo advém de fundos recebidos nos últimos anos no contexto das atividades externas de membros da Comissão Executiva e do pessoal do BCE. De acordo com o código deontológico adotado pelo BCE, os seus funcionários não podem aceitar em nome pessoal quaisquer honorários pagos por terceiros por atividades externas que se relacionem a qualquer título com a sua qualidade de empregados do BCE. O mesmo procedimento é aplicável aos membros da Comissão Executiva. Esses honorários são doados a instituições de solidariedade.

A iniciativa de solidariedade do BCE foi lançada em 2010, ano em que o BCE decidiu efetuar um donativo de 100 000 euros a instituições ativas no domínio dos cuidados de saúde para crianças e jovens. O BCE tenciona continuar a doar fundos a instituições de solidariedade no futuro, uma vez reunido um montante suficiente.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa