Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

Banco Central Europeu e Eurosistema lançam jogos didácticos sobre a política monetária e a inflação

8 de Dezembro de 2010

O Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais nacionais do Eurosistema publicaram hoje dois jogos didácticos sobre banca central e economia. Dirigidos sobretudo a jovens dos 18 aos 25 anos e com um cariz informal e autodidáctico, os jogos explicam a política monetária e os efeitos da inflação na sociedade. O Presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, procedeu hoje ao lançamento oficial dos jogos num evento em que alunos do último ano do ensino secundário experimentaram os jogos competindo uns com os outros.

No “€CONOMIA – O Jogo da Política Monetária”, os jogadores decidem a taxa de juro para cada trimestre ao longo de oito anos e procuram manter a inflação num nível abaixo mas próximo de 2%, com a ajuda de uma equipa de consultores, uma página de indicadores e informação sob a forma de títulos da imprensa. À medida que avança, o jogo torna-se mais complexo, sendo necessário que os jogadores reajam a vários eventos imprevisíveis (por exemplo, uma crise petrolífera) que afectam a inflação e a economia. O “€CONOMIA” explica, de um modo simplificado, como funciona a política monetária, mas não reflecte necessariamente a perspectiva do BCE ou de qualquer outro banco central da área do euro.

O “Inflation Island” informa sobre os benefícios da estabilidade de preços e os efeitos negativos da deflação, inflação elevada e hiperinflação para os indivíduos e a sociedade. Os jogadores podem optar por dois modos: “Explorar a Ilha”, que lhes permite observar como o panorama da ilha e o comportamento dos seus habitantes mudam de acordo com as diferentes circunstâncias, e “Testar Conhecimentos”, no qual têm de seleccionar os comentários individuais e as descrições da situação em geral que se aplicam aos vários cenários de inflação. O jogo inclui também um cinema, que oferece alguns exemplos reais de inflação e deflação.

Os dois jogos foram produzidos em 22 línguas oficiais da União Europeia e são disponibilizados na secção de material didáctico do sítio do BCE (http://www.ecb.europa.eu/education) e nos sítios dos bancos centrais nacionais do Eurosistema.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa