Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Decisões tomadas pelo Conselho do BCE (para além das decisões sobre as taxas de juro)

Fevereiro de 2010

Questões operacionais

Descontinuação das linhas de swap temporárias com o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos

Em 27 de Janeiro de 2010, o BCE anunciou a decisão do Conselho do BCE de deixar de realizar operações de cedência de liquidez em dólares dos Estados Unidos após 31 de Janeiro de 2010, confirmando, assim, o termo das linhas de swap de liquidez temporárias com o Sistema de Reserva Federal em 1 de Fevereiro de 2010. Um comunicado sobre esta matéria está disponível no sítio do BCE.

Sistemas de pagamentos e infra-estruturas de mercado

Indicadores da SEPA para os cartões

Em 11 de Fevereiro de 2010, o Conselho do BCE autorizou a publicação, no sítio do BCE, dos resultados dos indicadores da SEPA para os cartões relativos aos diferentes países da área do euro, bem como as médias para a área do euro e a União Europeia. Estes indicadores, que complementam os indicadores das transferências a crédito SEPA já disponibilizados no sítio do BCE, fornecerão aos participantes nos mercados e ao público em geral informações actualizadas sobre os progressos realizados no âmbito da SEPA para os cartões, nomeadamente sobre: (i) a migração para a norma Europay Mastercard Visa (EMV) por parte dos sistemas de cartões, terminais de pagamento automático e caixas automáticos; ii) transacções EMV; e iii) transacções transfronteiras. Além disso, facilitarão a comparação dos progressos em termos de migração para a SEPA nos vários países e permitirão o acompanhamento dos desenvolvimentos do mercado relevantes no contexto da SEPA para os cartões.

TARGET2-Securities

Em 18 de Fevereiro de 2010, o Conselho do BCE analisou os progressos do projecto TARGET2‑Securities (T2S) e aprovou a versão fixa do documento relativo aos requisitos do utilizador (versão 5.0). Tal significa que, em princípio, a partir de agora qualquer pedido de alteração por parte dos utilizadores ficará suspenso até à entrada em funcionamento do sistema, a fim de permitir o desenvolvimento atempado do software T2S. O documento relativo aos requisitos do utilizador será disponibilizado em breve no sítio do BCE.

Estabilidade e supervisão financeiras

Contributo do Eurosistema para a consulta lançada pela Comissão Europeia relativamente à sua comunicação sobre a gestão e resolução de crises bancárias

Em 4 de Fevereiro de 2010, o Conselho do BCE aprovou o contributo do Eurosistema para a consulta, lançada pela Comissão Europeia em Outubro de 2009, sobre a sua comunicação relativa à gestão e resolução de crises. A comunicação, intitulada “Um enquadramento da UE para a gestão de crises transfronteiras no sector bancário”, aborda uma série de questões relacionadas com três áreas principais, designadamente: i) mecanismos de intervenção rápida destinados a repor a estabilidade e a solidez financeira de uma instituição; ii) a resolução de crises bancárias, ou seja, medidas adoptadas pelas autoridades nacionais responsáveis por essa resolução com vista à gestão de uma crise numa instituição, à contenção do seu impacto sobre a estabilidade financeira e, quando necessário, para facilitar uma liquidação ordenada de toda ou de parte dessa instituição; e iii) procedimentos de insolvência abrangendo reorganizações e liquidações. O contributo do Eurosistema foi subsequentemente transmitido à Comissão Europeia e encontra-se disponível no sítio do BCE.

Relatório de 2010 do BCE sobre integração financeira

Em 18 de Fevereiro de 2010, o Conselho do BCE tomou nota de que a quarta edição do relatório do BCE sobre integração financeira ( ECB Report on Financial Integration) será publicada em Abril de 2010. Esta edição do relatório apresenta o estado de integração financeira na área do euro e as actividades do Eurosistema no que se refere à integração financeira, bem como quatro temas específicos, os quais incluem a evolução da integração e supervisão bancárias na União Europeia, as covered bonds (obrigações hipotecárias e obrigações sobre o sector público) europeias, a harmonização do sector de pós‑negociação e as implicações da integração dos mercados financeiros e da evolução da estabilidade financeira.

Pareceres sobre legislação

Parecer do BCE sobre as atribuições do banco central nacional da Hungria, a estrutura e o estatuto jurídico da Autoridade de Supervisão Financeira húngara e a criação do Conselho de Estabilidade Financeira

Em 18 de Janeiro de 2010 e a pedido do Ministério das Finanças húngaro, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre as atribuições do Magyar Nemzeti Bank, sobre a estrutura e o estatuto jurídico da Autoridade de Supervisão Financeira húngara, e sobre a criação do Conselho de Estabilidade Financeira (CON/2010/10).

Parecer do BCE sobre a segunda prorrogação do plano estatal de recapitalização na Suécia

Em 21 de Janeiro de 2010 e a pedido do Ministério das Finanças sueco, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre a segunda prorrogação do plano estatal de recapitalização (CON/2010/11).

Parecer do BCE sobre o procedimento especial estabelecido pelo banco central nacional da Roménia para a administração de instituições de crédito em dificuldades

Em 27 de Janeiro de 2010 e a pedido do banco central nacional romeno, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre o procedimento especial de administração de instituições de crédito em dificuldades estabelecido pelo Banca Naţională a României (CON/2010/12).

Parecer do BCE sobre as atribuições do banco central nacional da Hungria relativamente à participação do país no Fundo Monetário Internacional

Em 27 de Janeiro de 2010 e a pedido do Ministério das Finanças húngaro, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre as atribuições do Magyar Nemzeti Bank relativamente à participação da Hungria no Fundo Monetário Internacional (CON/2010/13).

Parecer do BCE sobre medidas de apoio à concessão de crédito bancário a empresas na Polónia

Em 29 de Janeiro de 2010 e a pedido do Presidente do Narodowy Bank Polski, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre as medidas polacas de apoio à concessão de crédito bancário às empresas (CON/2010/14).

Cooperação internacional e europeia

Programa de assistência técnica ao banco central da Bósnia e Herzegovina

Em 15 de Fevereiro de 2010, o Conselho do BCE autorizou a assinatura do programa do Eurosistema de assistência técnica ao banco central da Bósnia e Herzegovina. Com a duração de 18 meses, este programa, que envolve o BCE e sete bancos centrais nacionais do Eurosistema e abrange seis áreas de actividade no domínio da banca central, visa reforçar a capacidade institucional do banco central da Bósnia e Herzegovina, a fim de que convirja com o referencial do Sistema Europeu de Bancos Centrais. Oportunamente, será fornecida mais informação sobre a matéria no sítio do BCE.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa